Essa deve ser a pergunta que mais recebemos em nossos canais. Diariamente, profissionais e moradores nos questionam sobre o custo do M² de construções em Light Steel Frame. Pois bem, já que todos querem saber, resolvemos então deixar aqui a resposta para que todos possam acessar.
E a resposta é…
Depende!
Tudo depende do seu projeto arquitetônico. As estruturas sempre são pensadas de forma manter a construção estável e, além disso, ela deve obedecer ao desenho feito pelo arquiteto.
Imagine construir uma estrutura qualquer para depois pensar em como habitá-la. Seria estranho, certo? O projeto estrutural existe para edificar, tornar real, um desejo de ocupação de um espaço. Pensamos, planejamos e desenhamos como queremos a nossa casa com suas dimensões, organização, pé-direito, entre outros. Contudo, somente após a estrutura ser igualmente planejada, pensada e calculada, podemos então pensar em construir aquilo que tanto sonhamos.
Se o projeto estrutural serve para tornar real um desenho, um planejamento, um projeto, entendemos então que a estrutura depende diretamente daquilo que foi desenhado: do projeto arquitetônico!
Além disso, a necessidade estrutural de cada construção é diferente. Quanto maior os esforços realizados em uma estrutura, maior será o seu custo!
Para facilitar, podemos entender por esforço tudo aquilo que ‘’trabalha contra’’ a estabilidade da edificação: ventos fortes, vãos muito grandes, grandes esquadrias, aplicação de grandes cargas na construção, entre outros. Para vencer esses esforços, criamos configurações e reforços específicos para cada projeto
Se cada estrutura enfrenta esforços diferentes, será que todas terão a mesma configuração? A mesma quantidade de reforços e, consequentemente, de aço?
Certamente não!
Especular o valor do metro quadrado sem analisar o projeto pode ser algo muito perigoso. Podemos acabar informando valores que no final não se cumprirão. Já imaginou receber da noite para o dia a informação que você precisará investir 10, 20 ou 30% a mais na sua construção?!
Além da parte estrutural, outras variáveis compõem o custo do metro quadrado nas construções. Um exemplo fácil de citar são os revestimentos escolhidos.
Imagine a estrutura apenas, todos aqueles perfis sem nenhum fechamento nas paredes, lajes ou forros. Essa estrutura sem nada pode ser comparada a um quadro em branco pronta para receber cores e acabamentos.
No Light Steel Frame temos uma grande variedade de materiais de revestimentos que podemos utilizar. Além contribuírem diretamente para o desempenho da construção, eles também ajudam a configurar o custo final do metro quadrado.
Você concorda que seria incorreto informar o metro quadrado de uma construção sem saber sobre a sua complexidade estrutural ou revestimentos a serem aplicados?
Somente através do projeto arquitetônico, conseguimos identificar os sistemas de revestimentos e a complexidade da estrutura daquilo que será construído. Portanto, para que você receba um orçamento completo e transparente, que além de uma vida financeira organizada, trará sossego e tranquilidade ao longo da construção, entenda que é preciso ter um projeto arquitetônico em mãos!
Bom, para responder isso, basta lembrar daquela situação em que você mesmo, ou algum amigo próximo, resolveu fazer uma obra e acabou falando a seguinte frase: ‘’Nossa! Gastei mais do que imaginava!”
É muito comum, em outros sistemas construtivos, recebermos orçamentos estimados, que não contemplam o total a ser investido. Quem nunca soube de um caso em que o construtor informou que seria necessário comprar mais tijolos, areia e cimento? Será que essas compras a mais haviam sido contabilizadas naquele orçamento inicialmente informado?
Construir uma casa, um lar, não é pouca coisa. Muitas vezes, se trata da realização de um sonho! Acordamos cedo e trabalhamos todos os dias para garantir os recursos financeiros necessários para obter aquilo que queremos. Depois de tanto tempo e energia investida, nada mais justo do que receber uma proposta clara e totalmente transparente sobre o quanto você precisará investir!
Afinal, que vale mais? Receber um orçamento incompleto, que não corresponde à realidade, mas que traz aquela falsa sensação de economia, ou saber exatamente o quanto você irá gastar, recebendo uma proposta precisa e transparente?
Por isso, entenda que, para tornar o seu sonho realidade e sermos verdadeiros parceiros e companheiros na realização da sua obra, precisaremos receber o seu projeto arquitetônico para uma avaliação justa e precisa. Somente assim você poderá dormir sossegado, sabendo que aquilo que foi acordado lá no início, irá se manter durante toda construção. Para saber mais sobre planejamento de obra, confira a postagem da empresa NESTA, parceira CenterSteel.
Muito mais do que fornecer uma solução estrutural, queremos ser seus parceiros, agindo de forma totalmente transparente e clara com você.
Então, vamos juntos?
Infelizmente, muitos profissionais estão acostumados com atrasos em cronograma. É comum enfrentarmos problemas que, apesar de não terem se iniciado na etapa de execução, acabam ocasionando grandes atrasos.
O tempo de construção está ligado diretamente ao custo final da obra: quanto maior o tempo em obra (em execução), maiores serão os gastos. Sendo a etapa mais crítica de todo processo, tudo que acontece durante a execução precisa ser muito planejado e controlado para que a contratação de profissionais, a gestão de resíduos e aluguel de equipamentos, por exemplo, ocorra de forma otimizada.
O LSF é um ótimo aliado na otimização do tempo em obra.
O sistema Light Steel Frame, possui muitos potenciais e formas de aplicação. Na CenterSteel, utilizamos o método popularmente conhecido como ‘’engenheirado’’, onde a estrutura é projetada em plataforma BIM, a qual gera um arquivo de fabricação para as máquinas perfiladeiras. Nesse método, nossos engenheiros controlam toda produção e cada perfil é fabricado com precisão milimétrica.
Contudo, além da racionalização sobre a produção, o Light Steel Frame possui outros potenciais que, se aplicados, ajudam a criar processos que melhoram o fluxo de trabalho e garantem muita velocidade em obra.
Vejamos abaixo algumas dicas de trabalho para arquitetos, engenheiros e montadores para reduzir significativamente o tempo de execução:
Arquitetos podem tirar partido da modulação dos componentes aplicados. No Light Steel Frame, todas as placas de revestimento possuem dimensões padrão de 120x60cm. Dessa forma, o arquiteto pode fazer uso da modulação, aprimorando fluxos de trabalho, controlando a quantidade de revestimentos e, até mesmo, criando projetos de otimização e recorte das placas.
Ao elaborar um projeto de paginação, é possível aumentar drasticamente a velocidade em obra e criar edificações mais sustentáveis. O corte antecipado das placas se torna possível, melhor aproveitando os revestimentos, diminuindo desperdícios e custos com gerenciamento de resíduos. Além disso, pode-se organizar melhor o canteiro de obras, organizando os elementos de acordo com a evolução da construção.
Como falamos acima, o método ‘’engenheirado’’ é aquele onde os profissionais controlam por completo a produção das estruturas. Nessa forma de trabalho, não existem recortes em obra ou desperdício de materiais. Estrutura e elementos de fixação são enviados juntos, permitindo que a execução seja iniciada tão logo a fundação esteja pronta.
O envio é programado de acordo com a cronograma da obra: a fabricação da estrutura atenderá as necessidades do planejamento, permitindo que você receba apenas o necessário para cada etapa ou, caso seja interessante, todos os elementos de uma vez.
Na CenterSteel, trabalhamos com duas formas de entrega de estruturas: painéis montados e perfis embalados. Na primeira opção, você recebe os painéis estruturais já montados, sendo necessário realizar apenas a elevação e fixação desses.
Os painéis estruturais nada mais são do que a estrutura da construção. Chamamos de painéis pequenos seguimentos de estrutura que, em conjunto, conformam as paredes, lajes, escadas e coberturas.
Ao optar pelo recebimento de perfis embalados, o responsável pela obra deve incluir a pré-montagem montagem dos painéis no cronograma, reservando tempo e espaço. Cada perfil é identificado de acordo com a sua posição e o nome do painel ao qual pertence e a fixação entre eles pode ser feita através de parafusos ou rebites.
Na CenterSteel, para garantir a melhor fixação e aumentar a velocidade em obra, optamos por trabalhar com rebites estruturais.
Rebites estruturais podem até se assemelhar aos comerciais em sua forma e aparência, porém são totalmente diferentes quanto ao desempenho: enquanto os comerciais são feitos de alumínio, os rebites estruturais são de aço galvanizado.
Algumas pessoas, por desconhecimento técnico, questionam o emprego de rebites. Contudo, sempre quando nos questionam sobre a segurança desses elementos, gostamos de lembrar que aviões são construídos com rebites.
Se existem rebites capazes de aguentar os esforços gerados em aviões, por que não existiriam rebites próprios para Light Steel Frame?
Além de proporcionar ótima resistência mecânica, a aplicação de rebites torna necessária a boa execução: recebendo a estrutura já com as furações necessárias para fixação, o montador precisa realizar uma boa leitura de projeto para montar os painéis corretamente. Caso ocorram falhas na montagem, os furos não ficarão justapostos, impedindo que esses sejam fixados.
Para saber mais, confira o vídeo abaixo do nosso parceiro Steel na Veia:
Empresa da nova Zelândia com 30 anos de mercado, assemblando estruturas com rebites:
O sistema Light Steel Frame é classificado como construção a seco, ou seja, não requer a utilização de água durante a construção. Com utilização de elementos industrializados, pré-fabricados, a estrutura é executada sem a necessidade de esperar pela cura de materiais.
A execução dos revestimentos, porém, dependerá exclusivamente das especificações contidas no projeto arquitetônico. O sistema Light Steel Frame aceita uma grande gama de revestimentos, podendo-se utilizar, ou não, água durante a execução. Apesar da possibilidade de trabalhar apenas com sistemas a seco, o arquiteto pode especificar lajes ou paredes com revestimento de argamassa.
O domínio do arquiteto sobre as diferentes possibilidades do sistema é de vital importância para gerenciar os sistemas de revestimento, os materiais e quanto de água será utilizado.
Como vimos acima, o light Steel frame permite que os profissionais assumam total controle sobre todo o processo construtivo. Enquanto os arquitetos podem tirar partido da modulação dos elementos, otimizando processos e materiais, o método ‘’engenheirado’’ permite produzir estruturas com precisão milimétrica, criando soluções totalmente personalizadas e de fácil montagem.
Esse domínio sobre o desenvolvimento da solução estrutural garante o máximo de fidelidade entre projeto e execução. Ou seja, será executado exatamente aquilo que foi projetado. Sem ajustes em obras e sem desperdício de materiais.
Dessa forma, a partir do projeto estrutural, é possível obter com precisão todas as dimensões de projeto: pé direito, área, entre outros. Essas informações podem ser utilizadas para encomendar esquadrias e móveis planejados com antecedência, reduzindo a possibilidade de ociosidade das equipes de montagem durante a execução.
Sem qualquer divergência entre projeto e execução, o gerenciador da obra poderá confiar no dimensionamento e adiantar etapas de execução.
Essas são algumas formas como o sistema Light Steel Frame possibilita a redução do tempo de execução de obras.
Importante lembrar, porém, que existem várias formas de aplicação do sistema. É preciso pesquisar quais fornecedores possuem metodologias capazes de atender as suas necessidades.
Após meses de investimentos, desenvolvimento do projeto arquitetônico e planejamento, você finalmente está com o projeto em mãos e pronto para construir. Você já decidiu que irá construir sua nova casa em Light Steel Frame, sua família está muito feliz e você mal consegue esperar para se mudar.
Agora, para que o sonho comece a virar realidade, basta comprar a estrutura e iniciar a construção. Simples, certo?
Na verdade não.
A etapa de projeto estrutural e fornecimento da estrutura é muito importante.
A estrutura é o núcleo da sua edificação. Ter uma estrutura de qualidade e bem executada é a chave para que a sua casa tenha longos anos de vida útil e você o máximo de segurança. Na hora de construir, é preciso ter certeza sobre a qualidade do serviço e produto que está adquirindo para que o sonho da casa nova não acabe virando um pesadelo.
Pensando nisso, listamos abaixo alguns pontos importantíssimos que você deve prestar a atenção na hora de contratar o cálculo, projeto e fabricação da sua estrutura. Confira:
Primeiramente, verifique quais empresas entregam projetos estruturais completos. Ter um caderno de projetos, além de trazer segurança, é fundamental para uma boa execução. Com a estrutura bem detalhada, o arquiteto ou engenheiro responsável, poderá gerenciar as etapas de obra com maior facilidade, executando da maneira correta e agilizando o processo.
Além disso, com o sistema ‘’engenheirado’’ de Light Steel Frame, um detalhamento preciso garante a melhor fabricação de estruturas, criando perfis com precisão milimétrica. Nesse método, utilizando uma plataforma BIM, os projetos estruturais resultam em arquivos de impressão que são enviados às máquinas perfiladeiras, as quais tratam de moldar os perfis de acordo com as especificações de projeto.
O caderno de detalhamentos também será muito necessário nas futuras ampliações. Após alguns anos, é comum que as residências venham a sofrer alterações devido a novas necessidades que possam surgir: um novo quarto para mais um filho, um home office, ampliação da área de churrasqueira, entre outros. Por isso, ter um caderno de projetos é ter um guia facilitado para a sua reforma.
Com os detalhamentos em mãos, o arquiteto ou engenheiro responsável poderá facilmente identificar a conformação de cada painel estrutural, podendo realizar a avaliação da estrutura mais rapidamente e decidir sobre as necessidades de reforços estruturais para comportar os ambientes adicionais.
Você já se questionou sobre a corrosão dos perfis? Como saber se a estrutura não irá enferrujar?
As estruturas de Light Steel Frame são conformadas por perfis de aço galvanizados formados a frio. Esses perfis são utilizados em todas as partes da estrutura: painéis de parede, vigas de entrepiso, tesouras e escadas. Ou seja, o perfil é o principal elemento estrutural de toda construção.
Por isso, na hora de contratar o fornecimento da sua estrutura Light Steel Frame, sempre verifique qual a zincagem do aço utilizado para fabricar seus perfis.
Zincagem é teor de zinco aplicado no aço através do processo de galvanização. O zinco será o elemento responsável por proteger a sua estrutura contra corrosão, garantindo que os perfis não perderão suas características estruturais. Quanto maior a zincagem, maior será o tempo de vida útil da sua estrutura.
O mínimo que deve ser utilizado é o Z275 (275g de zinco por m²), sendo que em regiões litorâneas o recomendado é Z350 (350g de zinco por m²).
Atenção! Ao comparar seus orçamentos, verifique se todos possuem a mesma especificação de zincagem. Aço de menor zincagem possui valor mais baixo, mas também tem menor proteção.
Por fim, tenha certeza de contratar profissionais certificados para executar sua obra. O sistema Light Steel Frame é conhecido pela sua fácil montagem e execução. Contudo, não se engane: sem profissionais treinados, todos seus investimentos em projetos e fabricação da estrutura poderão se perder por má execução.
Muitos comentam que o LSF se assemelha a um lego, devido a facilidade de execução. Contudo, essa facilidade somente é atingida por profissionais treinados, quando comparam o Light Steel Frame com os métodos tradicionais. Instaladores certificados sabem realizar boas leituras de projeto, entendem a dinâmica da obra e sabem realizar a execução da melhor forma, evitando desperdícios de materiais.
O sistema Light Steel Frame, quando bem projeto e executado, é a garantia de qualidade de vida para quem constrói e para quem mora. Na sua próxima obra, procure se certificar das dicas acima para que a sua experiência seja a melhor possível.
Além da necessidade de estanqueidade, o sistema de cobertura deve ajudar no desempenho térmico da sua residência. Procure optar por sistemas que permitam a ventilação do bolsão de ar entre o forro e as telhas ou, no caso de lajes impermeabilizadas, invista na aplicação de lãs ou outros materiais isolantes. Lembre-se que a cobertura é a parte mais exposta ao sol e por isso necessita de atenção.
Caso você escolha pelas telhas shingle, lembre-se de adquirir os acessórios de ventilação próprios do sistema. Diferentemente de como são abordadas, as telhas shingle, na verdade, fazem parte de um sistema completo de cobertura, o qual é composto por várias camadas:
Ao escolher um sistema de cobertura com maiores camadas e peso próprio – como os telhados verdes, por exemplo – tenha em mente que a sua estrutura deverá ser calculada para tal, sendo necessário realizar reforços estruturais, aumentando o custo com aço. Procure listar todos prós e contras de cada tipo para realizar a melhor escolha, levando em conta suas necessidades e capacidade de investimento.
Avalie as garantias oferecidas pelos fabricantes, bem como as necessidades da sua região. Se na sua cidade as tempestades são mais frequentes, invista em um sistema voltado para ventos e chuvas mais fortes, por exemplo. Pesquise por impermeabilizantes de alto desempenho e fique atento à necessidade de limpeza das calhas. Para coberturas inclinadas, avalie a facilidade de reposição de peças danificadas.
Atenção: para que suas necessidades sejam atendidas da melhor forma possível, contrate um profissional de arquitetura ou engenharia para realizar o projeto da sua residência. Contratar profissionais é investir em qualidade e segurança.
O sistema Light Steel Frame, assim como qualquer outro método construtivo, requer algumas considerações durante a concepção do projeto arquitetônico. Apesar da possibilidade de adaptação, quando o arquiteto idealiza os desenhos pensando nas características do LSF, temos um resultado muito mais rico, tirando partido de fatores que, principalmente em casos de adaptação, poderiam ser vistos como complicadores.
Para ajudar, listamos abaixo 3 das principais características do sistema a serem pensadas durante a etapa de desenho. Confira abaixo:
No Light Steel Frame, diferentemente do concreto, as lajes são conformadas como sanduíches (forro + estrutura + revestimento de piso). A estrutura, caracterizada pelas treliças de entrepiso, possuem no mínimo 30 cm de altura, criando um ‘’vazio’’ na parte interna. Além de tornar as lajes mais espessas (atenção no cálculo das escadas!), esse espaço interno pode ser visto como um grande aliado para:
Todas as placas de revestimento utilizadas no Light Steel Frame seguem a mesma modulação de 120x240cm. Veja abaixo como essa informação pode ser valiosa na hora de projetar:
O sistema Light Steel Frame nos permite trabalhar de forma ”engenheirada”, um método totalmente baseado no projeto arquitetônico, você, arquiteto (a), poderá ficar totalmente tranquilo sobre o resultado final da construção, tendo a certeza que as suas definições serão seguidas. Aqui na CenterSteel, por exemplo, trazemos você para o processo de projeto, criando etapas de verificação para termos certeza do melhor resultado.
Além do diálogo aberto com outros projetistas, aqui na CenterSteel trabalhamos com o máximo de precisão que você pode imaginar. Após o projeto estrutural finalizado, geramos um arquivo de fabricação que controla as dimensões de todos os perfis, trabalhando com precisão milimétrica. Ou seja, se um perfil precisa ser fabricado com 3 metros e 57,56 centímetros, é exatamente isso que vai acontecer!
Com fabricação da estrutura com o máximo de precisão, onde até os furos para fixação são igualmente controlados, os ângulos, dimensões e formas das construção são garantidas pela nossa equipe de projetistas. Esse fato gera dois principais benefícios que gostamos sempre de enfatizar quando possível:
Com a possibilidade de racionalização e controle total, o Light Steel Frame é perfeito para todos arquitetos que buscam entregar soluções diferenciadas, com o máximo de desempenho e qualidade, levando seus trabalhos a outro nível. Deseja se destacar? Entre em contato e vamos juntos.
Com o propósito de ser uma oportuniade para que profissionais da área, arquitetos, engenheiros, construtores e construtoras, possam compartilhar suas experiências com projeto, execução e aplicação do sistema. Destacando, ainda, diferenciais como sustentabilidade e conforme térmico e acúsito que o sistema porciona.
Foram realizadas edições em Porto Alegre e Caxias do Sul. E no dia 10 de novembro será realizado evento em Bento Gonçalves. Informações e inscrições pelo e-mail [email protected]
Além disso, a empresa busca constante atualização e treinamento do corpo de engenheiros e técnicos que compõem a equipe.