Blog

3 dicas para projetos arquitetônicos em Light Steel Frame

projeto arquitetônico

Índice

3 dicas para criar um bom projeto arquitetônico para construções em Light Steel Frame

O sistema Light Steel Frame, assim como qualquer outro método construtivo, requer algumas considerações durante a concepção do projeto arquitetônico. Apesar da possibilidade de adaptação, quando o arquiteto idealiza os desenhos pensando nas características do LSF, temos um resultado muito mais rico, tirando partido de fatores que, principalmente em casos de adaptação, poderiam ser vistos como complicadores.

Para ajudar, listamos abaixo 3 das principais características do sistema a serem pensadas durante a etapa de desenho. Confira abaixo:


  1. Espessura das lajes:

No Light Steel Frame, diferentemente do concreto, as lajes são conformadas como sanduíches (forro + estrutura + revestimento de piso). A estrutura, caracterizada pelas treliças de entrepiso, possuem no mínimo 30 cm de altura, criando um ‘’vazio’’ na parte interna. Além de tornar as lajes mais espessas (atenção no cálculo das escadas!), esse espaço interno pode ser visto como um grande aliado para:

  • Passagem das instalações elétricas e hidráulicas:
    • Mais do que nunca será possível resolver as instalações de forma descomplicada e totalmente racionalizada.
  • Melhorar os desempenhos térmico e acústico:
    • Afinal, quem nunca teve problemas com ruídos do andar de cima? Com o ”vazio” criado entre a laje e o forro, podemos aplicar materiais isolantes, trazendo muito mais privacidade e tranquilidade para todos. Além disso, esses materiais isolantes facilitam também a climatização dos espaços, ajudando a reduzir o consumo de energia elétrica.
  • Criar sistemas de encaixe para ar condicionado tipo cassete:

    • Esqueça o famoso problema gerado pelo cassete, reduzindo o pé-direito dos ambientes. Você poderá aproveitar aquele espaço acima do forro para fixar o ar condicionado, deixando o aparelho embutido na estrutura! Isso traz muito mais controle sobre o design dos ambientes, podendo especificar tranquilamente o melhor sistema de climatização.
  1. Modulação

Todas as placas de revestimento utilizadas no Light Steel Frame seguem a mesma modulação de 120x240cm. Veja abaixo como essa informação pode ser valiosa na hora de projetar:

  • Ao saber o tamanho exato das placas de revestimentos, você poderá calcular rapidamente a quantidade de materiais e serem utilizados. Você poderá ter total controle sobre os materiais podendo, inclusive, gerar um projeto de aproveitamento dos revestimentos, criando projetos de corte, de forma otimizar as placas compradas!

 

  • Da mesma forma que você pode otimizar os revestimentos, é possível criar também desenhos nas fachadas, criando padrões interessantes! As placas cimentícias, por exemplo, podem ser aplicadas com sistema de juntas secas, com perfis de alumínio e aplicação de silicones, o que possibilita não só o aproveitamento da textura do material, como também a criação de desenhos e padrões diferenciados nas fachadas. Já imaginou combinar esses desenhos com iluminação em LED?!
  1. Precisão:

O sistema Light Steel Frame nos permite trabalhar de forma ”engenheirada”, um método totalmente baseado no projeto arquitetônico, você, arquiteto (a), poderá ficar totalmente tranquilo sobre o resultado final da construção, tendo a certeza que as suas definições serão seguidas. Aqui na CenterSteel, por exemplo, trazemos você para o processo de projeto, criando etapas de verificação para termos certeza do melhor resultado.

Além do diálogo aberto com outros projetistas, aqui na CenterSteel trabalhamos com o máximo de precisão que você pode imaginar. Após o projeto estrutural finalizado, geramos um arquivo de fabricação que controla as dimensões de todos os perfis, trabalhando com precisão milimétrica. Ou seja, se um perfil precisa ser fabricado com 3 metros e 57,56 centímetros, é exatamente isso que vai acontecer!

Com fabricação da estrutura com o máximo de precisão, onde até os furos para fixação são igualmente controlados, os ângulos, dimensões e formas das construção são garantidas pela nossa equipe de projetistas. Esse fato gera dois principais benefícios que gostamos sempre de enfatizar quando possível:

  • Esquadrias:

    • Já imaginou poder encomendar as esquadrias com antecedência e toda tranquilidade? Isso mesmo! As estruturas projetadas em Steel Frame e fabricadas no método ”engenheirado” tem suas dimensões precisas, garantindo os todos os vãos de esquadria, sem gerar surpresas ao longo da construção.
  • Controle sobre o design

    • Essa pode soar repetitiva, mas temos muito orgulho de trabalhar sempre respeitando as decisões dos arquitetos, baseando todas as nossas decisões naquilo que você projetou. Esse trabalho conjunto nos rende parcerias e resultados maravilhosos e você pode conferir um pouco disso no blog da empresa parceira Nesta clicando aqui.

Com a possibilidade de racionalização e controle total, o Light Steel Frame é perfeito para todos arquitetos que buscam entregar soluções diferenciadas, com o máximo de desempenho e qualidade, levando seus trabalhos a outro nível. Deseja se destacar? Entre em contato e vamos juntos.

Voltar