Blog

Como o Light Steel Frame pode tornar as obras mais rápidas?

Índice

Como o Light Steel Frame pode tornar as obras mais rápidas?

Infelizmente, muitos profissionais estão acostumados com atrasos em cronograma. É comum enfrentarmos problemas que, apesar de não terem se iniciado na etapa de execução, acabam ocasionando grandes atrasos.

O tempo de construção está ligado diretamente ao custo final da obra: quanto maior o tempo em obra (em execução), maiores serão os gastos. Sendo a etapa mais crítica de todo processo, tudo que acontece durante a execução precisa ser muito planejado e controlado para que a contratação de profissionais, a gestão de resíduos e aluguel de equipamentos, por exemplo, ocorra de forma otimizada.

O LSF é um ótimo aliado na otimização do tempo em obra.

O sistema Light Steel Frame, possui muitos potenciais e formas de aplicação. Na CenterSteel, utilizamos o método popularmente conhecido como ‘’engenheirado’’, onde a estrutura é projetada em plataforma BIM, a qual gera um arquivo de fabricação para as máquinas perfiladeiras. Nesse método, nossos engenheiros controlam toda produção e cada perfil é fabricado com precisão milimétrica.

Contudo, além da racionalização sobre a produção, o Light Steel Frame possui outros potenciais que, se aplicados, ajudam a criar processos que melhoram o fluxo de trabalho e garantem muita velocidade em obra.

Vejamos abaixo algumas dicas de trabalho para arquitetos, engenheiros e montadores para reduzir significativamente o tempo de execução:

  1. Projeto Arquitetônico:

Arquitetos podem tirar partido da modulação dos componentes aplicados. No Light Steel Frame, todas as placas de revestimento possuem dimensões padrão de 120x60cm. Dessa forma, o arquiteto pode fazer uso da modulação, aprimorando fluxos de trabalho, controlando a quantidade de revestimentos e, até mesmo, criando projetos de otimização e recorte das placas.

Ao elaborar um projeto de paginação, é possível aumentar drasticamente a velocidade em obra e criar edificações mais sustentáveis. O corte antecipado das placas se torna possível, melhor aproveitando os revestimentos, diminuindo desperdícios e custos com gerenciamento de resíduos. Além disso, pode-se organizar melhor o canteiro de obras, organizando os elementos de acordo com a evolução da construção.

  1. Projeto estrutural e fabricação da estrutura:

Como falamos acima, o método ‘’engenheirado’’ é aquele onde os profissionais controlam por completo a produção das estruturas. Nessa forma de trabalho, não existem recortes em obra ou desperdício de materiais. Estrutura e elementos de fixação são enviados juntos, permitindo que a execução seja iniciada tão logo a fundação esteja pronta.

O envio é programado de acordo com a cronograma da obra: a fabricação da estrutura atenderá as necessidades do planejamento, permitindo que você receba apenas o necessário para cada etapa ou, caso seja interessante, todos os elementos de uma vez.

  1. Execução:

Na CenterSteel, trabalhamos com duas formas de entrega de estruturas: painéis montados e perfis embalados. Na primeira opção, você recebe os painéis estruturais já montados, sendo necessário realizar apenas a elevação e fixação desses.

Os painéis estruturais nada mais são do que a estrutura da construção. Chamamos de painéis pequenos seguimentos de estrutura que, em conjunto, conformam as paredes, lajes, escadas e coberturas.

painel de lsf

Montadores da empresa ESG segurando um painel de Light Steel Frame

Obra em pelotas Grupo Canvas

Exemplo de estrutura em Light Steel Frame. Obra realizada pelo Grupo Canvas em Pelotas/RS

Ao optar pelo recebimento de perfis embalados, o responsável pela obra deve incluir a pré-montagem montagem dos painéis no cronograma, reservando tempo e espaço. Cada perfil é identificado de acordo com a sua posição e o nome do painel ao qual pertence e a fixação entre eles pode ser feita através de parafusos ou rebites.

Na CenterSteel, para garantir a melhor fixação e aumentar a velocidade em obra, optamos por trabalhar com rebites estruturais.

Rebites estruturais podem até se assemelhar aos comerciais em sua forma e aparência, porém são totalmente diferentes quanto ao desempenho: enquanto os comerciais são feitos de alumínio, os rebites estruturais são de aço galvanizado.

Algumas pessoas, por desconhecimento técnico, questionam o emprego de rebites. Contudo, sempre quando nos questionam sobre a segurança desses elementos, gostamos de lembrar que aviões são construídos com rebites.

Se existem rebites capazes de aguentar os esforços gerados em aviões, por que não existiriam rebites próprios para Light Steel Frame?

Além de proporcionar ótima resistência mecânica, a aplicação de rebites torna necessária a boa execução: recebendo a estrutura já com as furações necessárias para fixação, o montador precisa realizar uma boa leitura de projeto para montar os painéis corretamente. Caso ocorram falhas na montagem, os furos não ficarão justapostos, impedindo que esses sejam fixados.

Para saber mais, confira o vídeo abaixo do nosso parceiro Steel na Veia:

 

Empresa da nova Zelândia com 30 anos de mercado, assemblando estruturas com rebites:

 

  1. Construção seca:

O sistema Light Steel Frame é classificado como construção a seco, ou seja, não requer a utilização de água durante a construção. Com utilização de elementos industrializados, pré-fabricados, a estrutura é executada sem a necessidade de esperar pela cura de materiais.

A execução dos revestimentos, porém, dependerá exclusivamente das especificações contidas no projeto arquitetônico. O sistema Light Steel Frame aceita uma grande gama de revestimentos, podendo-se utilizar, ou não, água durante a execução. Apesar da possibilidade de trabalhar apenas com sistemas a seco, o arquiteto pode especificar lajes ou paredes com revestimento de argamassa.

O domínio do arquiteto sobre as diferentes possibilidades do sistema é de vital importância para gerenciar os sistemas de revestimento, os materiais e quanto de água será utilizado.

placas cimentícias

Fixação de placas cimentícias após a camada de OSB e Tyveck. Obra executada pela CenterSteel e empresa A1 Construção

placas cimentícias

Revestimento de placas cimentícias com tratamento de juntas. Obra executada pela CenterSteel e empresa A1 Construção

osb light steel frame

Fixação de placas de OSB e membrana Tyveck em obra de Light Steel Frame. Obra executada pela CenterSteel e empresa A1 Construção

  1. Precisão da estrutura: esquadrias e móveis planejados

Como vimos acima, o light Steel frame permite que os profissionais assumam total controle sobre todo o processo construtivo. Enquanto os arquitetos podem tirar partido da modulação dos elementos, otimizando processos e materiais, o método ‘’engenheirado’’ permite produzir estruturas com precisão milimétrica, criando soluções totalmente personalizadas e de fácil montagem.

Esse domínio sobre o desenvolvimento da solução estrutural garante o máximo de fidelidade entre projeto e execução. Ou seja, será executado exatamente aquilo que foi projetado. Sem ajustes em obras e sem desperdício de materiais.

Dessa forma, a partir do projeto estrutural, é possível obter com precisão todas as dimensões de projeto: pé direito, área, entre outros. Essas informações podem ser utilizadas para encomendar esquadrias e móveis planejados com antecedência, reduzindo a possibilidade de ociosidade das equipes de montagem durante a execução.

Sem qualquer divergência entre projeto e execução, o gerenciador da obra poderá confiar no dimensionamento e adiantar etapas de execução.

Essas são algumas formas como o sistema Light Steel Frame possibilita a redução do tempo de execução de obras.

Importante lembrar, porém, que existem várias formas de aplicação do sistema. É preciso pesquisar quais fornecedores possuem metodologias capazes de atender as suas necessidades.

Na CenterSteel, trabalhamos para levar inteligência para sua obra. Como podemos te ajudar?

Voltar