Índice
Como construir em Light Steel Frame (LSF)?
Após meses de investimentos, desenvolvimento do projeto arquitetônico e planejamento, você finalmente está com o projeto em mãos e pronto para construir. Você já decidiu que irá construir sua nova casa em Light Steel Frame, sua família está muito feliz e você mal consegue esperar para se mudar.
Agora, para que o sonho comece a virar realidade, basta comprar a estrutura e iniciar a construção. Simples, certo?
Na verdade não.
A etapa de projeto estrutural e fornecimento da estrutura é muito importante.
A estrutura é o núcleo da sua edificação. Ter uma estrutura de qualidade e bem executada é a chave para que a sua casa tenha longos anos de vida útil e você o máximo de segurança. Na hora de construir, é preciso ter certeza sobre a qualidade do serviço e produto que está adquirindo para que o sonho da casa nova não acabe virando um pesadelo.
Pensando nisso, listamos abaixo alguns pontos importantíssimos que você deve prestar a atenção na hora de contratar o cálculo, projeto e fabricação da sua estrutura. Confira:
-
Projeto estrutural
Primeiramente, verifique quais empresas entregam projetos estruturais completos. Ter um caderno de projetos, além de trazer segurança, é fundamental para uma boa execução. Com a estrutura bem detalhada, o arquiteto ou engenheiro responsável, poderá gerenciar as etapas de obra com maior facilidade, executando da maneira correta e agilizando o processo.
Além disso, com o sistema ‘’engenheirado’’ de Light Steel Frame, um detalhamento preciso garante a melhor fabricação de estruturas, criando perfis com precisão milimétrica. Nesse método, utilizando uma plataforma BIM, os projetos estruturais resultam em arquivos de impressão que são enviados às máquinas perfiladeiras, as quais tratam de moldar os perfis de acordo com as especificações de projeto.
O caderno de detalhamentos também será muito necessário nas futuras ampliações. Após alguns anos, é comum que as residências venham a sofrer alterações devido a novas necessidades que possam surgir: um novo quarto para mais um filho, um home office, ampliação da área de churrasqueira, entre outros. Por isso, ter um caderno de projetos é ter um guia facilitado para a sua reforma.
Com os detalhamentos em mãos, o arquiteto ou engenheiro responsável poderá facilmente identificar a conformação de cada painel estrutural, podendo realizar a avaliação da estrutura mais rapidamente e decidir sobre as necessidades de reforços estruturais para comportar os ambientes adicionais.
-
Proteção contra corrosão
Você já se questionou sobre a corrosão dos perfis? Como saber se a estrutura não irá enferrujar?
As estruturas de Light Steel Frame são conformadas por perfis de aço galvanizados formados a frio. Esses perfis são utilizados em todas as partes da estrutura: painéis de parede, vigas de entrepiso, tesouras e escadas. Ou seja, o perfil é o principal elemento estrutural de toda construção.
Por isso, na hora de contratar o fornecimento da sua estrutura Light Steel Frame, sempre verifique qual a zincagem do aço utilizado para fabricar seus perfis.
Zincagem é teor de zinco aplicado no aço através do processo de galvanização. O zinco será o elemento responsável por proteger a sua estrutura contra corrosão, garantindo que os perfis não perderão suas características estruturais. Quanto maior a zincagem, maior será o tempo de vida útil da sua estrutura.
O mínimo que deve ser utilizado é o Z275 (275g de zinco por m²), sendo que em regiões litorâneas o recomendado é Z350 (350g de zinco por m²).
Atenção! Ao comparar seus orçamentos, verifique se todos possuem a mesma especificação de zincagem. Aço de menor zincagem possui valor mais baixo, mas também tem menor proteção.
-
Mão de obra
Por fim, tenha certeza de contratar profissionais certificados para executar sua obra. O sistema Light Steel Frame é conhecido pela sua fácil montagem e execução. Contudo, não se engane: sem profissionais treinados, todos seus investimentos em projetos e fabricação da estrutura poderão se perder por má execução.
Muitos comentam que o LSF se assemelha a um lego, devido a facilidade de execução. Contudo, essa facilidade somente é atingida por profissionais treinados, quando comparam o Light Steel Frame com os métodos tradicionais. Instaladores certificados sabem realizar boas leituras de projeto, entendem a dinâmica da obra e sabem realizar a execução da melhor forma, evitando desperdícios de materiais.
O sistema Light Steel Frame, quando bem projeto e executado, é a garantia de qualidade de vida para quem constrói e para quem mora. Na sua próxima obra, procure se certificar das dicas acima para que a sua experiência seja a melhor possível.